sexta-feira, 9 de abril de 2010

Método de Tarô - Peladan

PELADAN é um método bem conhecido, nas comunidades de tarô, desenvolvido por Josephin Peladan.

Composto por 5 Casas, baseado no símbolo da cruz, ideal para perguntas temporais e objetivas.


Definição das Casas:

Casa 1: Positivo - O que está favorável para a pergunta.  (Presente)
Casa 2: Negativo - O que não está favorável para a pergunta. casa negativa (Presente)
Casa 3: Caminho - Como se desenvolve a pergunta. (Futuro)
Casa 4: Resultado - O que acontece de fato. (Futuro)
Casa 5: Consulente/Síntese - Como o consulente está perante a pergunta (Visão do consulente), ou sintese do jogo. Pode ser analisado como a  base do jogo, do qual tudo depende.

Este método requer uma pergunta objetiva e a definição de um período de tempo.
As casas devem ser lidas em conjunto, isto é, não se deve valorizar demais a Casa do Resultado se esta mostrar um "positivo" e as demais Casas mostrarem um "negativo" para a pergunta. A leitura do conjunto da "obra" é importante.
A Casa 5 também deve ser bem analisada, pois indica como o consulente está se comportando diante da pergunta. Por esta casa, pode-se ver se tudo não passa de um blefe do consulente. Ou mesmo a base de todo o jogo.

Os ocultos neste jogo:
Somatória da Casa 1 e 2 = mensagem para o presente momento.
Somatória da  Casa 3 e 4 = mensagem para o desenrolar dos fatos.

Também pode-se somar todos os Arcanos Maiores, para obter a mensagem "oculta".

Peladan também é conhecido como Método Cruz,   distribuindo os Arcanos nas 4 Casas (em forma de Cruz) e somando-os para obter a 5º Casa.



Lucia


Ver também - Péladan - A Origem do Método -O Original de Joséphin Péladan


4 comentários:

  1. Qual a melhor forma de interpretar uma carta muito oposta a casa 1 ou 2? Por exemplo, alguma carta muito negativa na casa 1, eu devo procurar um ponto positivo na carta ou seria mais certo buscar algo mais natural em relação a carta, anulando a positividade da casa? É uma dúvida que sempre me surge e dependendo da questão eu não consigo achar uma saída que pareça certa, meio que trava sabe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diego.
      No Peladan, a casa positiva/favorável(1), não necessariamente deve ser lida dessa forma, como você disse, buscando algo positivo na carta que saiu, esta casa 1 é mais para confrontar com a casa oposta (2) negativo/desfavorável.Por vezes a casa 2 pode estar mais favorável que a casa 1.
      Em suma, uma regra básica que eu utilizo...A casa 1 sempre se refere a situação da pergunta. Estando uma Torre nessa casa, não significaria uma reconstrução, mas sim que há alguma crise, dificuldade, prejuízo, interferência de outras pessoas conforme a pergunta feita.
      Leia a carta que sai nessa posição com seu significado mais tradicional. A Morte, indicaria mudanças...O Pendurado que há algum obstáculo...A Roda que as coisas são instáveis e uma mudança nesse 'cenário' será inevitável (destino)....E procure adaptar o significado da carta com o quê esta sendo perguntado....Um Enamorado para perguntas de trabalho, pode haver oportunidades de outro emprego ou coisa do gênero...para o amor, pode ser um rival, a escolha entre outro pretendente...
      Espero ter te ajudado.
      Abraço.

      Excluir
    2. Olá! Eu leio as casas 1 e 2 como ativa e negativa, respectivamente. Ou seja, se A torre aparece na 1, podemos entender que as características da torre é que estão ativas, se aparece O sol na casa dois, podemos dizer que as respectivas características estão inativas.

      Abraços.

      Excluir
    3. Exato Diana. Concordo.
      Agradeço o comentário.

      Abraço.

      Excluir

Os comentários deste blog são todos moderados, serão publicados e respondidos assim que possível.

Agradeço a sua visita.
Volte sempre.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Facebook Share