segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Significado das Figuras das Cartas de Tarô



 As figuras do Tarô estão em constante movimento para nos fazer pensar, dançando como o Shiva de cem braços; seus significados se cruzam e se completam de várias maneiras.

Cada carta representa um arquétipo: a personificação das forças; as faces são caracterizadas por um disfarce típico, que apresenta uma característica típica de Máscara. O rosto começa a se modificar, tornar-se radiante, amedrontador ou consolador conforme o estado de espírito em que nos encontramos. Aí a carta não é mais uma ideia, ela se torna um acontecimento.

Todas as cartas acentuam a importância da atenção que ajuda o reconhecimento da ação, bem como o auto-reconhecimento. Todas, principalmente as carta X (Roda do Destino) , XI (Força) , XX (Julgamento), previnem contra a desatenção, a distração e contra a mera ação rotineira.

Uma figura nua representa uma verdade explícita que inclui o impulso instintivo do homem; uma figura vestida indica construções intelectuais e uma posição na comunidade. Vista de frente, o que se quer deixar claro com  a carta é a imutabilidade das formas inteligíveis que determina os fatos.

A orientação da figura no espaço mostra a natureza da ação. O perfil esquerdo da figura representa meditação e ação premeditada, ao passo que o perfil direito aponta para a atividade. No caso de uma figura em posição sentada acentua-se o desenvolvimento interior; se a carta for deitada em posição invertida, indica resistência e inatividade.

À cabeça dá-se um significado avaliador, ela revela a orientação da vontade. Uma cabeça nua expressa ações no âmbito espiritual; se estiver coberta, a ação se passa no âmbito material. O simbolismo da carta determina o âmbito ao qual a vontade se submete; assim, por exemplo, a coroa representa a força dominadora da irradiação; se a carta estiver invertida, menciona-se com isso o abuso da força.

Cabelos revelam algo das intenções individuais. Cabelos loiros indicam realização construtiva, mas se a carta estiver ao contrário, pode-se prever resultados negativos. Cabelos escuros indicam que ainda não há efeitos, a barba indica concentração da vontade em determinado objetivo.

O pescoço - como ponto de ligação entre o corpo e a cabeça - esclarece as possibilidades de relações do pensamento com a vida; se o pescoço estiver descoberto, não há impedimentos para essa possibilidades. Se o pescoço estiver coberto, é a cor que cobre que dá o fator decisivo. Por exemplo, a cor vermelha representa o impulso que leva à atividade.

A vida sentimental, com seus impulsos éticos e morais, está localizada no busto; e, no baixo-ventre, localizam-se os impulsos e necessidades físicas. Quando formos interpretar, é a cor das vestes que dá a medida desses impulsos. O cinto mostra a transição da ação impulsiva para a ação premeditada; se a carta estiver invertida deve-se recear precipitação.

O braços significam realização; o direito transmite decisões, esperanças; o esquerdo o posicionamento emocional e inconsciente. Se estiverem apontado para cima, há captação de forças espirituais, mas de apontarem para baixo significa indecisão. No caso de carta invertida significa submissão aos regulamentos estranhos. Se o braço tocar o cinto, isso revela a atuação conjunta das energias psíquicas e físicas.
A mão simboliza o poder mágico dos homens, seu conhecimento sobre as suas afinidades secretas e o adiamento ou a demora da sua evolução. A mão tanto pode segurar como largar.

As pernas mostram a transformação das intenções e sentimentos em ação concreta; se estiverem cruzadas, essa ação ainda está impedida. Se a figura estiver sentada, nesse caso existe uma base sólida. O pé erguido significa uma viagem: de acordo com a cor, essa viagem pode ser uma mudança de região ou uma introspecção. Ouroborus: realidade que se basta a si mesmo.



As Figuras nos revelam  os acontecimentos, conforme sua posição em relação as cartas ao redor.
Por exemplo: O Eremita com sua lamparina, qual carta ao seu redor ele ilumina? A Morte com sua foice, qual carta  ao seu redor ela esta ceifando? Qual a dúvida do Enamorado? O quê ou qual impulso a Força domina? Observando assim, também, os Arcanos Menores.
Portando as direções das figuras e a ação que representam, também, com as cartas próximas são um detalhe a mais na interpretação das cartas, que podem agregar bastante à leitura. Esquema este utilizado no Método Tabuleiro também conhecido como Labirinto.



Lucia

Referência:
O Tarô e o Autoconhecimento - Mary Steiner-Geringer
Imagens:
Taroteca 
Playing-card Basics 
The World of Playing Cards

7 comentários:

  1. Excelente texto, formas de se avaliar a simbologia das cartas de forma bem detalhista.

    ResponderExcluir
  2. Exelente Lucia : )

    Parabens por este post!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Ola lucia,

    Gostei muito deste artigo, parabens!

    Gostava de ver um post, em que mostrasses como se faz uma analise a duas cartas, envolvendo as posicoes, as cores, as direccoes, e o que tens ai em cima, gostava de ver como fazes essa associacao, relacionada com a questao.

    Bom post!

    ResponderExcluir
  4. Oi
    Obrigada!
    Este artigo acrescenta bastante, para os estudantes de tarô. Detalhes são tão importantes.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Oi Mago!

    Este é um ótimo tema para abordar em fóruns ou comunidades de tarô.
    Por que se leva certo tempo para descrever todos os detalhes que se vê nas cartas.
    É um exercício gostoso.
    E ter a opinião das outras pessoas, o quê mais elas vêem, o que percebem (também dependem do tarô que se usa).
    Mas nem todos estão de fato querendo se aprofundar no assunto, (em comunidades) estão mais interessados em ter suas consultas interpretadas, do quê abordar temas interessantes como esse, que é a essência do tarô.
    É uma pena, tanto tempo gasto, participando de comunidades que poderiam ser melhor aproveitados com assuntos que realmente fazem a diferença para o assíduo estudante de tarô.

    Enfim, vamos ao que interessa.
    Um breve exemplo, sem muitos detalhes.

    As 3 primeiras cartas acima (foram escolhidas aleatoriamente).
    Morte – Enamorados – 8 de Copas
    Independente da pergunta. Trata-se das escolhas do consultado (sem ação do destino ou terceiros).
    Pelo Enamorados, ele (o consultado) terá que fazer uma escolha e ele já escolheu, seu pé direito indica a direção/oportunidade/pessoa que ele escolheu. Há o elemento água nas 3 cartas. Então sentimentos estão envolvidos. Veja que A Morte esta cortando/mudando/alterando algo (é a ação do próprio consultado). Ele já fez a escolha mais vai desistir dela. O 8 de Copas, não é uma carta de perdas, e sim de abandonar algo que se conquistou, é o êxito abandonado. Então o consultado fará sua escolha e desistira dela em breve. Vê as figuras em pé, movimento, o cavalo da Morte, rapidez nos acontecimentos. Vê o caminho do 8 de Copas? Pedras e uma montanha, o quê pode ser um obstáculo, (nesse tarô, lógico)...e por ai vai... a situação vai ficando interessante e cheia de detalhes.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pela descrição. :)

    Comprei este livro pela internet, estou a espera agora de o receber.

    Realmente a lucia observa os detalhes todos. Eu costumo ser mais directo, mas penso que assim com estes detalhes a leitura fica muito mais completa.

    Obrigado pelas dicas.

    Bj.: )

    ResponderExcluir
  7. Oi Mago

    Um bom livro esse, recomendo.

    Para quem conhece o significado de todas as cartas, a leitura fica praticamente automática. Difícil mesmo, se prender a todos os detalhes de cada carta.

    Seria interessante reservar um tempo, para fazer esse exercício de observar as cartas. Uma consulta pra si mesmo, (para depois conferir os feedbacks), ver qual detalhe chama mais atenção, ver aquele detalhe da carta que nem havia notado, enfim redescobrir o seu tarô. Pode-se passar horas observando uma sequência de cartas ou ficar pensando nelas o dia todo.
    E consultar alguns livros sobre os significados das imagens e dos detalhes de cada carta. Aos pouquinhos vai se conhecendo mais e mais cada carta e como ela se relaciona com as demais.

    Agradeço sua visita.

    Bjs.

    ResponderExcluir

Os comentários deste blog são todos moderados, serão publicados e respondidos assim que possível.

Obrigado por sua visita e volte sempre.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Facebook Share