sexta-feira, 1 de junho de 2012

Arquétipos do Tarot - Arcanos Maiores

Arquétipo - (latim archetypum, -i, original, modelo, do grego arkhétupos, -on, modelo primitivo)
- Modelo pelo qual se faz uma obra material ou intelectual.
[Filosofia] Modelo ideal, inteligível, do qual se copiou toda a coisa sensível. (Para o platonismo, as ideias são os arquétipos das coisas; para o empirismo, certas ideias são os arquétipos de outras ideias.)
[Psicologia] Na estrutura de Jung, estrutura universal proveniente do inconsciente colectivo que aparece nos mitos, nos contos e em todas as produções imaginárias do indivíduo.
- O mesmo que arquetípico.




Significado arquetípico das cartas do tarô


0 - O Louco
É a carta que não tem número. Liga o mundo real ao mundo espiritual .O inconsciente na sua forma mais pura, lado instintivo. Por saber usar esse lado instintivo, é ele que impulsiona nossas vidas para frente.

1 - O Mago
Inicio do processo de individuação proposto por Jung. Começo do pé na realidade da vida. Pode ser tanto mágico criador como embusteiro. Energias domesticadas, elementos para começar no caminho da vida. Porém, pode criar ainda as ilusões, aparência da realidade. Sugere ação.

2 - A Sacerdotisa
Representa o princípio feminino da divindade, o yin primário e as deusas femininas. Receptividade. Passividade. Contenção e tradição. Persistência, amor e paciência feminina. Experiência interior. Espiritualização.

3 - A Imperatriz
O princípio feminino no sentido Terra, Mãe, mundano. Capacidade criativa. Poder do amor. Sociabilidade e socialização. Ação e conclusão. Criação. Capacidade intuitiva. Inspiração.

4 - O Imperador
Princípio masculino yang. Racionalidade. Princípio da realidade. Ação. Consciência. Responsabilidade. Figuras masculinas de poder (pai, chefe). Mente.

5 - O Sumo Sacerdote
Liga o mundo interno e externo de maneira mais consciente. União do masculino e do feminino sagrado. Ponte entre o homem e Deus. Contato do homem com o seu espírito. Consciência do poder espiritual. Principio masculino e racional da espiritualidade.

6 - O Enamorado
Conflito. Princípio da realidade. Consciência. Desejos antagônicos. Romper o cordão umbilical. Encontrar a força dentro de si. Dúvidas. Ligar a vida espiritual e emocional. Conflito como fonte de crescimento e evolução.

7 - O Carro
A viagem pela vida. Autodescobrimento através das vivências e experiências. Ação. O próprio corpo do consulente. Estabilidade. Proteção.

8 - A Justiça
Dualidade humana. Inocência e culpa. Equilíbrio. Responsabilidade gerada pelo conhecimento. Fim das ilusões e da inconsciência. Poder de discriminação entre o certo e o errado. Necessidade de pesar as coisas. Opostos trabalhando juntos.

9 - O Eremita
Necessidade de solidão e meditação. Encontrar os significados interiores. Espiritualização. Observação. Sabedoria. Aspectos ligados à mediunidade.

10 - A Roda da Fortuna
O dentro e o fora. O eterno girar da vida e dos acontecimentos. Dentro é a essência e fora o acontecer. Equilíbrio quando no meio da roda, olhando a situação de dentro e deixando com que as coisas aconteçam. Mudanças. Nascimento e morte. Uso do instinto e do mental como forma de equilíbrio.

11 - A Força
Força do instinto. Domínio das emoções através da anima (força feminina). Domínio do nosso lado animal. Sexualidade equilibrada. Emoções equilibradas. Força interior.

12 - O Enforcado
Período de transição. Abandono de velhas atitudes e se deparar com o novo. Necessidade de coragem e sacrifício. Acomodação. Traição das velhas tradições.

13 - A Morte
Transformações, mudanças repentinas. As grandes fases de mudanças. Morte do velho para renascer o novo. Período de desapego. Revitalização. Renovação.

14 - A Temperança
Temperar as emoções. Nem tanto ao mar, nem tanto à terra. Emoções profundas e desafios da alma. Dissolução das velhas formas e o desatamento de nos rígidos. Situações de conflito em que se deve ser os dois lados da moeda.

15 - O Diabo
Estagnação. Energias negativas circundando a questão. Nossa sombra, nosso lado negro e cruel. Arrogância, orgulho, inveja, cobiça. Magia negra.

16 - A Torre
Destruição das velhas crenças e das velhas formas de viver. Quando não é mais possível, pela própria ordem natural das coisas e do Universo, manter uma situação que não está de acordo. Pode representar a ira e a intervenção divina.

17 - A Estrela
Auto-aceitação da sua natureza básica. Ligação com a alma e não somente com o Ego. Entendimento. Compreensão do todo. Intuição e luz. Espiritualidade. O pessoal e o transpessoal.

18 - A Lua
Aquilo que está escondido na noite do inconsciente. Depressão. Fuga da realidade para o mundo interior. Mediunidade. Desolamento. Infertilidade. Mergulho no deserto do inconsciente.

19 - O Sol
Alegria. Consciência. Auto-estima elevada. Sensação de liberdade. Inocência infantil. Prosperidade. Proximidade com a nossa natureza e aceitação desta.

20 - O Julgamento
Finalização de processo. Separar o joio do trigo para um novo recomeço futuro. Análise profunda das situações da vida. Equilíbrio entre a razão e a emoção, sensação e intuição. Aceitação das mudanças.

21 - O Mundo
Eu como centro do equilíbrio psíquico. Interação dos quatro elementos da natureza (terra, fogo, ar e água). Integração dos aspectos femininos e masculinos, negativos e positivos do ego. O ego está completo e se sentindo pleno de sentido. Vitória. Triunfo.

Fonte: “Jung e o Tarô – uma jornada arquetípica”
 – Sallie Nichols – Ed.Cultrix





Lucia



priberam
O Tarô Terapêutico
Imagem












4 comentários:

  1. Obrigada amigo, bom fim de semana pra ti.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom este blog, estava a sua procura rsrsrsrs. Obrigada pelos artigos, estou iniciando na leitura das cartas e com certeza irei aprender muito aqui. Grata!

    ResponderExcluir
  3. Oi Lenne.
    Agradeço a sua visita e seu comentário. Fique a vontade por aqui.
    Imensa satisfação que estes artigos possam lhe ser úteis.

    Atte
    Lucia

    ResponderExcluir

Leia antes de postar!

Devido a falta de tempo, dúvidas ou ajuda na interpretação de cartas e jogos serão respondidas somente via e-mail, faça seu pedido acessando o link:

→ Aulas de Tarot - Interpretação de Jogos - http://samantha-tarologa.blogspot.com.br/p/aulas-praticas-de-tarot-interpretacao.html

Pagamentos via PayPal e PagSeguro.


Agradeço a sua visita.
Volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Selos