sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Tarot - Walter Wegmüller

Tarot em Evidência!
Um disco tendo por base as cartas de Tarot 


Walter Wegmüller ilustrador do Gipsy - Tarot. Nascido em 25 de fevereiro de 1937 em Berna  é um suíço pintor e músico . Ele é provavelmente mais conhecido pelo Krautrock álbum Tarot, que foi lançado no Entregas Cosmic label em 1973.





Obscuro cigano suíço, de aparência Rasputinesca e especialista em Tarologia, Walter Wegmüller foi capturado pelo lendário manager da Ohr Records Ralf-Ulrich Kaiser com o intuito de produzir um álbum ao qual a sua peculiar personagem daria voz. Corria o ano de 1972. Wegmüller produzia, desde finais dos anos 60, um baralho de cartas de Tarot pintado à mão e que deu o mote para o longa-duração submetido a essa temática. Tarot: Obra em que cada peça é inspirada e dedicada a uma das cartas do baralho místico. Acompanhado pela crème de la crème dos anos dourados e gloriosos do krautrock, Walter Wegmüller assina aquele que é, provavelmente, o melhor álbum de sempre deste estilo musical. Antes dele, nada desta envergadura tinha sido criado pelas hostes teutónicas e, depois dele, nada idêntico foi conseguido. Disco irrepetível, é um labirinto de delícias para quem nele se perde. Quem nele entrar, nunca mais será o mesmo. Se existe esoterismo na música rock, Tarot será o seu expoente máximo. Ao mesmo tempo malévolo e benfazejo, beatífico e aterrador, este álbum é génio puro do princípio ao fim. Seis músicos numa demonstração superlativa dos seus talentos e um cigano suíço a declamar / sussurrar / profetizar / amaldiçoar / abençoar por cima deles é algo de absolutamente inesquecível e, acima de tudo, intocável.
A montanha russa começa com Der Narr, o louco, a carta sem nome, a faixa 0 em que todos os intervenientes são apresentados, como se o que nos aguardasse fosse um espectáculo de music hall a ter lugar no Congresso de Vilar de Perdizes. Em breves e sincopadas investidas, cada um dos músicos se apresenta. No final, ao chegar a vez de Wegmüller, o mesmo tosse e fala por cima dos estranhos efeitos que irão distorcer a sua voz ao longo do álbum. Um pouco de humor germânico, à laia de preparação para a massiva experiência que se segue. E ela começa com Der Magier, a primeira carta. O mago, que desvenda o oculto, que brinca com a Natureza e que flutua no vácuo sintetizado de Klaus Schulze. O ritmo e os relâmpagos electrónicos confundem e agitam e o feitiço invade-nos. Entra em cena Die Hohepriesterin, a sacerdotisa, convidando a um transe meditativo, que nos envolve como um círculo de velas acesas na maior das escuridões. Wegmüller é hipnótico e o ambiente entorpece. Fazemos já parte da cerimónia, solene e arcana, maior que nós. Segue-se Die Herrscherrin, a imperatriz, ritmo circular, levemente tribal e melodia dolente. ..... Leia mais....

Música

Tarot é um álbum ímpar, uma das pérolas do krautrock, se não mesmo a sua jóia da coroa. As primeiras edições (numeradas) do álbum vinham acompanhadas do baralho pintado por Walter Wegmüller, algo que já saiu de circulação há muito tempo. Resta a música, essencialmente para ouvir sozinho, em ambiente escuro e de longe a longe, de forma a não corromper a magia de cada encontro.


.... a edição original (um duplo LP) conta com 22 cartas de Tarot pintadas por Wegmüller, bem como pequenos encartes com as imagens dos músicos e com a explicação do conceito do trabalho. Wegmüller é o guia, o narrador desta imaginativa viagem pelas suas visões do Tarot, em que cada tema designa uma carta.


A ideia de conceber um disco tendo por base as cartas de Tarot terá ganho um impulso decisivo no encontro que grande parte destes músicos teve com Timothy Leary e Sergius Golowin no Verão de 1972, na Suiça, aquando da gravação de Seven-Up, álbum dos Ash Ra Tempel. Reputado excêntrico, pintor e artista de rua, místico e esotérico, Wegmüller aliou estes atributos ao desafio então lançado, pois desde 1968 que coleccionava pinturas das figuras do Tarot da sua autoria. Contornos mais precisos desta ideia talvez se encontrem em “The World of Tarot”, livro da autoria de Golowin - amigo de Wegmüller e também ele com um álbum lançado...

Zigeuner Tarot (Tarot Cigano)

Esta é a versão oversized de Tarot Walter Wegmuller de Gypsy, publicado originalmente em 1975 pela AG Muller & Cie Os cartões são de aproximadamente 4,25 x 6 polegadas e ainda a impressão é mais acentuada do que o Tarot Cigano muito menores atualmente disponíveis. Wegmuller cartões, que são preenchidos com o folclore cigano e uma variedade de símbolos ocultos, foram usadas para ilustrar 1975 Sergius Golowin do livro Die Welt Des Tarot (The World of Tarot).



Walter Wegmüller - Tarô
Rótulo: Kosmische Kuriere
Formato: 2 × Vinyl , LP Album,
País: Alemanha
Lançamentos: 1973
Gênero: Electronic , Rock


Estilo: Krautrock , Prog RockVersão inclui uma folha com 21 cartões de cut-out tarot que representam cada uma canção do álbum. Há também um conjunto de 12 cartões com informações em alemão e fotos dos artistas. Este conjunto é unido por uma fita larga castanho.
As pistas são numeradas nos cartões de 0 a 21.


CD 1
00 - Der Narr - O Louco
01 - Der Magier - O Mago
02 - Die Hohepriesterin - A Sacerdotisa
03 - Die Herrscherin - A Imperatriz
04 - Der Herrscher - O Governante
05 - Der Hohepriester - O Sumo Sacerdote
06 - Die Entscheidung - A decisão
07 - Der Wagen - O Carro
08 - Die Gerechtigkeit - A Justiça
09 - Der Weise - O Caminho
10 - Das Glücksrad - A Roda da Fortuna
11 - Die Kraft - A Força
CD 2
12 - Die Prüfung - A Auditoria
13 - Der Tod - A Morte
14 - Die Mässigkeit - A Temperança
15 - Der Teufel - O Diabo
16 - Die Zerstörung - A Destruição
17 - Die Sterne - As Estrelas
18 - Der Mond - A Lua
19 - Die Sonne - O Sol
20 - Das Gericht - O Tribunal
21 - Die Welt - O Mundo



Lucia

Escrito no Som
spiritone 
kosmosamazon.com
wikipedia
discogs
manuelgottsching.

3 comentários:

  1. As coisas que tu desencantas.
    Como os gatos, andas sempre a escavar.

    Bjinhos

    ResponderExcluir
  2. Deixo aqui uma musica como exemplo.

    http://www.youtube.com/watch?v=kAgIBsR6Y9c

    ResponderExcluir

Leia antes de postar!

Devido a falta de tempo, dúvidas ou ajuda na interpretação de cartas e jogos serão respondidas somente via e-mail, faça seu pedido acessando o link:

→ Aulas de Tarot - Interpretação de Jogos - http://samantha-tarologa.blogspot.com.br/p/aulas-praticas-de-tarot-interpretacao.html

Pagamentos via PayPal e PagSeguro.


Agradeço a sua visita.
Volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Selos