sexta-feira, 15 de março de 2013

Posições e Cores no Tarot



As partes do corpo, visto de frente ou de perfil, voltado para a direita ou para a esquerda, também são suscetíveis de interpretação.

A parte direita expressa a ação, a lucidez, a lógica; a esquerda, a busca da unidade, a interioridade, a intuição e a meditação.

A posição dos braços também é significativa, já que estes servem de antena, dominam as forças ou indicam o presente e a generosidade.

As pernas estáticas ou em movimento, os personagens em pé ou sentados indicam a possível decisão, o movimento ou a estabilidade e a segurança.


Quando os pés estão escondidos, as raízes não são materiais e a parte incontrolável dos personagens não procede das leis terrestres. Se os pés não tocam o chão, visível ou invisível, esta apresenta a busca e a sede de solidez.
 Da mesma forma, as mãos abertas e vazias indicam a ausência, a espera; abertas e ativas, que retem, indicam ajuda na ação. Muito ativas, por exemplo, são as mãos dos personagens das cartas 1, O Mago, e 4, O Imperador. 

As mãos escondidas indicam que não há possibilidade de ação direta, mas força de pensamento.

Exemplo:

- Primeira pergunta: Farei uma viajem?
Mãos vazias, pernas andando, rosto e olhos para a direita indicam uma viajem feliz.

 - Segunda pergunta: Mudarei de trabalho?
Pernas andando e mão direita levantada mostram a mudança, enquanto que um personagem sentado, com a mão direita invisível, é sinal de estabilidade.

Quando examinamos as cartas, podemos notar que o Tarot de Marselha não é particularmente bonito do ponto de vista estético como um todo, e podem observar algumas desproporções, por exemplo, no aspecto nem sempre harmonioso dos personagens. Mas é útil para a interpretação, tanto as posições das figuras como o significado das cores.  Por exemplo, das sete cores das roupas é possível deduzir o significado das principais energias vibracionais e suas correspondências cósmicas: o branco, o preto, o vermelho, o azul, o verde, o amarelo e cor de carne.
O branco está associado a divindade, é a cor da iniciação, da revelação e da sabedoria, uma cor de transfiguração e de metamorfose, cor diurna mas também, nos países islâmicos, de luto.
  
O preto é a ausência de cor. É a sombra, as trevas e à noite, é o nada, o vazio, mas é também a cor da terra fértil e das nuvens cheias de chuva, é o símbolo da fertilidade e da morte iniciática que leva à transformação.

 O vermelho é a cor do coração, do sangue, do fogo e das chamas. É também a cor do sol, do aspecto viril e da sexualidade. No Tarot representa a vitalidade evolutiva, o ardor e a ação a serviço do espírito.

 O azul é a cor da serenidade, da espiritualidade, da calma, de um certo estado de relaxamento, é a cor da verdade e da imortalidade.

O verde é a cor da água que purifica, das folhas das plantas que resistem as intempéries, como a acácia ou o louro; é também a cor do Graal,  a taça de esmeralda e cristal verde que continha o sangue de Cristo em cuja busca se dedicaram os Cavaleiros da Távola Redonda.

O amarelo é a cor do sol, da luz, do calor, da eternidade, da inteligência, da consciência e da realização. No Tarô, o amarelo é visto como essência divina, se encontra nas coroas, nas tiaras, nos penteados e serve para indicar a relação dos personagens com o divino.

 A cor carne indica o que é humano e diz respeito ao homem.

Assim sendo, se ao observar as cartas tomamos conhecimento de que predomina uma cor, por exemplo o vermelho,  encontraremos uma força de decisão mais acentuada, enquanto que se prevalece o azul será a espiritualidade que ressalta mais.



Lucia



Guía Práctica Del Tarot - Fernanda Nosenzo Spagnolo
Tarot Marselha
Arthurian Tarot






Num poema de Taliesin, encontramos Manawyddan e Pryderi co-governantes de Hades, e co-guardiães daquele caldeirão mágico de inspiração (livro de Taliesin, poema XIV, vol. I, pg 276, de Skene) que os deuses da luz tentavam roubar ou capturar, e que ficou famoso depois como o “Santo Graal”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia antes de postar!

Devido a falta de tempo, dúvidas ou ajuda na interpretação de cartas e jogos serão respondidas somente via e-mail, faça seu pedido acessando o link:

→ Aulas de Tarot - Interpretação de Jogos - http://samantha-tarologa.blogspot.com.br/p/aulas-praticas-de-tarot-interpretacao.html

Pagamentos via PayPal e PagSeguro.


Agradeço a sua visita.
Volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Selos