sexta-feira, 1 de julho de 2016

Tarô de Marselha — A Roda da Fortuna (Mudança)

A Roda da Fortuna (Mudança)
O Arcano dos Ciclos e da Natureza Caída.



Descrição da simbologia — Décimo arcano do tarô. 
Figurado pelo simbolismo geral da roda ou do círculo, representa o princípio de eterno movimento das forças cósmicas - micro e macro — que ninguém e nada pode deter. 
Fatídica e irreversível, flutua sobre o caos oceânico. 
A roda está presa a duas colunas por um eixo, cuja manivela movimenta duas efígies, uma de cada lado. À direita, Hermanubis — gênio das forças construtivas da existência — esforça-se para subir ao ponto mais elevado, enquanto, à esquerda, Tífon — gênio das forças destrutivas — é precipitado para baixo. O equilíbrio dessas forças contrárias de expansão representa o princípio de polaridade. No alto, a efígie imóvel é uma alusão ao mistério das coisas, ao destino — sorte ou fortuna — sempre pronto a impulsionar à direita ou à esquerda. 
O simbolismo da roda através dos tempos é muito variado. Na antiga astrologia, significava a vida do espírito que nasce, evolui, desencarna e volta a nascer, num movimento sempre ascendente em direção ao infinito. Como o ciclo anual do sol, é condutora da evolução e do destino.

Representação abstrata — A lei que rege a vida e a morte, o princípio de mudança segundo o qual nada é permanente. 
O encadeamento de formas sucessivas e mecânicas ao qual o homem deve submeter-se, enquanto não superar as possibilidades materiais. Acontecimentos sobre os quais não se tem nenhuma influência. 
Ascensão, supremacia, destino, elevação, bom augúrio, oportunidades; energia fecundadora, sagacidade, iniciativa, sorte, êxito. 

No sentido negativo representa a incapacidade de aprender através dos próprios erros; disfunções, meios ilegítimos para alcançar posições elevadas, queda, inconstância, vantagens conseguidas através de adversidades.

Interpretações divinatórias — Carta de movimento rápido, de alteração imediata. 
Fim de um ciclo e começo de algo completamente novo. 

No sentido imediato, é neutra, mas, no sentido mais amplo, é sempre benéfica. Desempenha o mesmo papel que o tarô de maneira geral, daí a necessidade de se interrogar as cartas vizinhas. 
Uma alteração completa se revelará necessária e significativa para o consulente. A estabilidade atual do consulente será substituída no futuro, em consequência de acontecimentos que se manifestarão numa transformação de seu quadro habitual de vida: de seus sentimentos, de seus negócios etc.


RESUMO: 

Significado abstrato: evolução. 

Significado prático: os acontecimentos na vida do consulente tendem a mudanças com resultado feliz. 

Em posição invertida: mudanças ocorrerão, mas com dificuldade.

Moral: Instabilidade, viagem amorosa e descoberta do amor. 

Físico: Saúde frequentemente negligenciada. Natureza exuberante.


Com as Cartas: 

  • Junto com O Mago, O Ermitão e a Papisa (todas as cartas na posição normal): bom augúrio. 
  • I (O Mago): Antes do Mago, ambas as cartas em posição normal: mudança para uma situação feliz, mas incerta. Após O Mago, ambas as cartas em posição normal: após vários fracassos, o consulente terá sucesso definitivo. 
  • II (A Grã Sacerdotisa): Antes da Papisa, ambas em posição normal: sucesso na ciência e nas artes. Após a Papisa, ambas normais: o consulente, ignorando até agora suas aptidões, terá o caminho aberto para avançar. 
  • V (O Sumo Sacerdote): Fique em casa temporariamente. 
  • IX (O Eremita): Seguida do Ermitão, ambas normais: mudança que ocorrerá como resultado do esclarecimento de um fato obscuro. Antes do Ermitão, ambas as cartas em posição normal: os acontecimentos triunfarão sobre os fatores ocultos, que não serão esclarecidos. 
  • VII (O Carro): Antes ou depois do Carro, ambas em posição normal: grande triunfo. 
  • XV (O Diabo): Seja cuidadoso com as especulações financeiras. Prazer sexual. 
  • XX (O Julgamento): Ajuda em progresso. Sorte financeira. 
  • XXI (O Mundo): Viagem bem sucedida. Sucesso. Promoção. 
  • O Louco: Certeza de perigo.




Lucia


Extraído de:
Tarô de Marselha – Revista Almanaque Planeta Tarô, 6ª Edição, Jul/1989.

Fonte primordial:
hospedado no 4shared.com por pehemaas-br.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia antes de postar!

Devido a falta de tempo, dúvidas ou ajuda na interpretação de cartas e jogos serão respondidas somente via e-mail, faça seu pedido acessando o link:

→ Aulas de Tarot - Interpretação de Jogos - http://samantha-tarologa.blogspot.com.br/p/aulas-praticas-de-tarot-interpretacao.html

Pagamentos via PayPal e PagSeguro.


Agradeço a sua visita.
Volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Selos