sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Tarô de Marselha — A Temperança (Paciência)

A Temperança (Paciência)
O Arcano da Inspiração e da Alquimia.



Descrição simbólica — O arcano quatorze simboliza a harmonização das forças naturais masculinas e femininas através da transmutação de energias mais inferiores em outras mais elevadas. 
É figurado por um ser alado, com túnica vermelha, azul e amarela, vertendo água de uma urna para outra. Sua ação expressa a transformação que experimenta a água — seiva conduta de vida — e traduz as incessantes operações que ocorrem em todos os reinos da natureza. 
As asas reforçam o sentido da Temperança (1. Qualidade ou virtude de quem é moderado, ou de quem modera apetites e paixões; sobriedade. 2. Moderação, comedimento, temperamento. 3. Economia, parcimônia.) como resultado de um trabalho constante de metamorfose espiritual, através do qual os sentimentos e emoções mais densas são sublimados em potencial psíquico e criador. 
Hermafrodita, o personagem é o símbolo da conjunctio oppositorum alquímica, identificada, por Jung, como a íntima união no ser humano do princípio masculino — positivo, claro, ativo — com o princípio feminino — negativo, escuro, passivo —, que correspondem ao consciente e ao inconsciente. 
A alegoria toda representa o movimento perpétuo de circulação da vida na sua contínua formação, transformação, regeneração e purificação. 
Astrologicamente é associado ao signo de Aquário e pode também se relacionar a Indra, que na filosofia hindu, é o senhor da purificação.

Representação abstrata — Representa a combinação hábil que o homem faz, entre pessoas e circunstâncias, para continuar progredindo em direção a um futuro melhor. 
A circulação e confraternização dos elos universais entre os seres. Facilidade para harmonizar interesses e afetos. 
A passagem dos dias. A continuidade da vida. A transferência de um tipo de existência para outro melhor. As mudanças, as metamorfoses, as mutações. Amor sem paixão. 
Espírito de conciliação. Tolerância e filosofia prática. Trabalho em comum, realizado harmoniosamente. 
O agente reparador e reconstituinte de tudo o que se gasta. O fluido animador que renova as células do organismo. Transfusão da força vital. Medicina mística; cura pelo magnetismo. 
A energia vital em transmutação. 

No sentido negativo: desacordos, passividade, prodigalidade (1. Esbanjamento, desperdício, dissipação. 2. Gastos exagerados. 3. Generosidade, liberalidade, largueza. 4. Profusão, abundância.) excessiva, tergiversações (Tergiversar — 1. Voltar as costas. 2. Procurar rodeios, evasivas; usar de subterfúgios.), imprevisões, vacilações, instabilidade, frieza; deixar-se levar pelos acontecimentos, apatia, fluxos involuntários, submissão à moda ou aos preconceitos.

Interpretações divinatórias — Trata-se de uma carta geralmente benéfica, indicando para o consulente uma libertação e a iniciação de um novo plano de existência. 
Faz alcançar o desejo, dando, no entanto, uma nova orientação e apontando para possibilidades sobre as quais não se tinha pensado. 

No plano mental, esta carta outorga o sentido profundo das coisas, o princípio de moderação, a aceitação dos acontecimentos, a flexibilidade para adaptar-se às circunstâncias. 

No plano anímico, estabelece a comunicação com os planos superiores, através da qual as pessoas se encontram e se reconhecem por suas afinidades. 

No plano físico é a passagem de um lugar para outro; depois de pesar os prós e os contras, encontra-se a maneira de se chegar a um acordo; a carta, entretanto, não determina, se a mudança será coroada de êxito. 

Afetivamente, está para nascer uma nova afeição ou uma modificação de estado através de uma ligação, casamento etc.; novos conhecimentos; amizades. 

Sob a influência da Temperança, as pessoas que se encontram são felizes, mas, se ficarem presas umas às outras, não evoluirão.

RESUMO

Significado abstrato: em todo ato de renovação nada é feito de repente, mas sim, com moderação. 

Significado prático: reflexão, decisão que não é imediata. Os argumentos, contrários e favoráveis, são levados em consideração. 

Em posição invertida: anulação da hesitação e da inconstância. 

Moral: Raciocínio. 

Físico: Falta de fôlego, falta de energia.


Com as Cartas

  • V (O Sumo Sacerdote): Muito emocional no amor, especialmente para mulheres. 
  • VI (O Enamorado): Antes do Enamorado, ambas em posição normal: após muita hesitação haverá estabilidade nas emoções. Após O Enamorado, ambas em posição normal: falta de entendimento no campo afetivo. Após O Enamorado invertida, em posição normal: traição. 
  • VIII (A Justiça): Antes da Justiça, ambas em posição normal: após muita hesitação, a discussão surtirá efeito. Após A Justiça, ambas em posição normal: o acontecimento não se realizará, apesar de haver acordo. 
  • X (A Roda da Fortuna): Planos realizados. 
  • XV (O Diabo): Orgulho ferido. Animosidade. 
  • XX (O Julgamento): Todos os perigos descartados. 
  • XXI (O Mundo): Reparação dos erros de julgamento. 
  • O Louco: Desilusão. Respeito a você e aos outros.




Lucia


Extraído de:
Tarô de Marselha – Revista Almanaque Planeta Tarô, 6ª Edição, Jul/1989.

Fonte primordial:
hospedado no 4shared.com por pehemaas-br.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia antes de postar!

Devido a falta de tempo, dúvidas ou ajuda na interpretação de cartas e jogos serão respondidas somente via e-mail, faça seu pedido acessando o link:

→ Aulas de Tarot - Interpretação de Jogos - http://samantha-tarologa.blogspot.com.br/p/aulas-praticas-de-tarot-interpretacao.html

Pagamentos via PayPal e PagSeguro.


Agradeço a sua visita.
Volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Selos