sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Tarô de Marselha — O Diabo (Destino)

O Diabo (Destino)
O Arcano da Contra-inspiração e da Sedução.



Descrição da simbologia — O décimo quinto arcano simboliza as forças que trabalham a favor das ilusões: a regressão e a paralisação no fragmentado e descontínuo. 

O personagem central é representado de pé sobre um pedestal em forma de cálice, com asas semelhantes às dos morcegos, uma estranha touca da qual saem dois chifres de veado, mãos e pés simiescos, mostrando as costas da mão direita erguida, enquanto segura na esquerda uma espada sem punho. 
Parece ser macho, embora tenha seios desenvolvidos como os de uma mulher. 
Mais embaixo, um homem e uma mulher nus e com atributos animalescos estão, um de cada lado, presos a um aro que se encontra no centro do pedestal. 
O arcano todo representa as artes mágicas, em suas formas negativas, e as perversões.

Representação abstrata — A instintividade e os desejos, em todas as suas formas passionais, que aprisionam todos aqueles que se deixam dominar pelas ilusões materiais. 

No sentido positivo: destino, mistério, força maior, atrações secretas, magnetismo, ação mágica, capacidade taumatúrgica (Taumaturgo - Que ou aquele que faz milagres.), influências ocultas, sugestão, proteção contra encantamentos, dominação das massas, reservas de vitalidade, eletricidade vital na sua dupla polarização: ativa e passiva, eloquência. 

No sentido negativo: desordens; paixões, luxúrias, super-excitação, lubricidade; ignorância, intriga, amores desenfreados e ilícitos; problemas violentos, dependência dos sentidos, escravidão inconsciente, egoísmo, egocentrismo; triunfos conseguidos através de artimanhas, desrespeito aos sentimentos alheios, megalomania, histeria, maquinações, abuso da posição para fins pessoais, enlouquecimento, falta de moderação; emprego de meios ilícitos, bruxaria, malefícios, espíritos malignos, manobras criminosas; instintos grosseiros, maledicência destrutiva; debilidade, degeneração.

Interpretações divinatórias — As correntes de energia que provêm do Diabo não são propriamente satânicas, embora contra elas só mesmo um herói possa resistir. 
A predominância, entretanto, da matéria e das ilusões torna esta carta maléfica. 

No plano mental: muita atividade, mas totalmente egoísta; sagacidade e dom para solucionar enigmas; falta de preocupação com a justiça. 

No plano anímico: cego pelas paixões, o consulente perde a ligação com o plano espiritual; desrespeito pelo próximo; busca em todas as direções para atrair tudo. 

No plano físico: no domínio das realizações materiais e concretas, esta carta concede grande irradiação, embora os sucessos neste plano sejam obtidos por meios censuráveis; os delitos permanecerão na impunidade. 

No domínio afetivo: aproximação entre os sexos, cada um pensando só no seu prazer; paixões que cegam, acompanhadas das inevitáveis decepções; destruição ou conquista de um corpo por meios violentos. 

De maneira geral, as empresas a que se refere esta carta serão coroadas de êxito, mas, de acordo com as outras cartas, estes sucessos serão efêmeros e castigados. 
Recomenda-se transmutar os desejos e as paixões em energias voltadas para o conhecimento das próprias motivações interiores — autoexame.


RESUMO

Significado abstrato: não tem. 

Significado prático: triunfo obtido de maneira perniciosa, por intriga; fortuna ganha por meio de fraude; grande poder de uma pessoa sem escrúpulos, que provoca a destruição de outras para obter seu triunfo. Esta carta promete punição: o triunfo, além de temporário, será seguido de castigo. 

Em posição invertida: ação com intuitos maus, cujos efeitos, no entanto, são inofensivos. 

Moral: Raciocínio. 

Físico: Falta de fôlego, falta de energia.


Com as Cartas

  • IV (O Imperador): Antes do Imperador, ambas em posição normal: poder obtido pelo terror e desencadeamento das forças do mal. Após O Imperador, ambas em posição normal: pessoa com grande poder ameaçada de morte. Atenção: A figura do Imperador pode representar o consulente. 
  • V (O Sumo Sacerdote): Após o Sumo Sacerdote, ambas em posição normal: duas forças em oposição, em luta, sujeitas à influência das cartas que se seguem ao Diabo. Em posição normal, antes do Sumo Sacerdote em posição invertida: O Diabo exerce toda sua força maligna. 
  • VIII (A Justiça): Antes da Justiça, ambas em posição normal: falsa apreensão, traição. Após A Justiça, ambas em posição normal: infração da lei. Antes da Justiça, ambas em posição normal: ensinamentos ou doutrinas inofensivas. 
  • X (A Roda da Fortuna): Alternativas frustradas e satisfação. 
  • XVII (A Estrela): Antes da Estrela, ambas normais: combinação de significado abstrato, pois A Estrela exerce total influência sobre O Diabo, neutralizando-o. No plano físico, triunfo das emoções. Após A Estrela, ambas em posição normal: o mesmo significado. Após A Estrela, ambas invertidas: na vida prática, perda de algo muito belo por motivo de desequilíbrio. 
  • XX (O Julgamento): Curar sentimentos feridos pela razão. 
  • XXI (O Mundo): Um encontro com alguém. 
  • O Louco: Transação com negócio desonesto.





Lucia


Extraído de:
Tarô de Marselha – Revista Almanaque Planeta Tarô, 6ª Edição, Jul/1989.

Fonte primordial:
hospedado no 4shared.com por pehemaas-br.blogspot.com

4 comentários:

  1. Lucia boa Tarde, tudo bem?
    Você por acaso, você tem essa revista(Tarô de Marselha - Revista Almanaque Planeta 6ª Ed - Jul/1989) em PDF?
    Ela é a grande responsável pelo meu fascínio por essa ferramenta e pelos meus 97 decks e algumas dezenas de livros sobre o tema. Já procurei em alguns Sebos e não acho.
    Parabéns pelo site e Grande Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luiz.

      Tudo bem e você?

      Parabéns pela sua coleção de decks :)
      Não tenho essa revista, também procurei e infelizmente não encontrei.
      As postagens sobre o Tarô de Marselha (conteúdo dessa revista), faz parte de um trabalho comparativo com outros dois tarôs (Tarô Místico e Tarô dos Orixás), elaborado por pehemaas (o blog já não existe mais), a pessoa em questão não é taróloga, mas sim alguém que também gosta muito do tema.

      Agradeço sua visita.

      Abraço.


      Excluir
  2. Olá. Gostaria muito de saber sobre a combinãção do Diabo com a Lua.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Isabela.

      Essa é uma combinação forte, indica confusão, possessividade, paixão, traição> não é uma combinação boa nos diversos setores da vida, sempre traz enganos.

      Boa sorte.
      Lucia

      Excluir

Leia antes de postar!

Devido a falta de tempo, dúvidas ou ajuda na interpretação de cartas e jogos serão respondidas somente via e-mail, faça seu pedido acessando o link:

→ Aulas de Tarot - Interpretação de Jogos - http://samantha-tarologa.blogspot.com.br/p/aulas-praticas-de-tarot-interpretacao.html

Pagamentos via PayPal e PagSeguro.


Agradeço a sua visita.
Volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Selos